“Eu vou invadir seu closet”

Moda e humor aliados à reflexão política. Já pensou que resultado isso pode dar? Eu te conto! Ou melhor, clica aqui e dá uma olhada! Sim, você não enlouqueceu! Esse projeto ousado aí foi idealizado por um amigo que merece muito estar na categoria Gente legal, porque é isso o que ele é! José Fausto Junior, o José de saia do Instagram, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (JF) e é o dono de um dos maiores sorrisos que já conheci! Um cara de coração puro e que com muita coragem tem assumido algumas importantes batalhas na vida. Acho que não é à toa que ele idealizou um projeto como esse, que traz uma mensagem de autenticidade e autoconhecimento por meio do riso, que ultrapassa o deboche.

Ver as mulheres de calça já se tornou natural para nós, não é mesmo? Inclusive, podemos vê-las de calça, camisa social e gravata sem que para isso estejamos julgando sua sexualidade, por exemplo. Mas e ver um homem de saia? O que nos causa tanta graça ou choque nisso? Se o Ju (como gosto de chamá-lo) anda assim no dia a dia? Não, ele não anda e nem pretende andar, trata-se de fato de um projeto fotográfico e político que explora um pouco o status quo do famoso look do dia e do mundo da moda. A ideia nasceu de uma brincadeira, quando ele resolveu invadir o closet de uma amiga e criar looks inspirados no festival de música Lollapalooza. Muitas risadas e alguns cliques depois ele pensou: e por que não? Então, inspirado nas blogueiras de moda, suas poses e hastags, ele criou uma conta no Instagram para postar os looks do dia montados a partir dos closets de suas amigas.

Na minha opinião a ideia é um sucesso! A cada novo look me vejo mais envolvida com as histórias que ele cria. Sou uma fã de carteirinha e pedi até uma entrevista com ele (a primeira do Promessa de ano novo!)! <3 Como a gente fala mais que a boca, escolhi apenas alguns trechos da nossa conversa para compartilhar com vocês.

Promessa de ano novo: Qual a mensagem que o José de saia tem para o mundo da moda?

José de saia: Se permita, viva uma moda sem caretice! Eu descobri moda depois de um tempo com experimentação. Teste e veja o que está bem em você e o que não está. Sem regras, com bom senso e só! Quebre as barreiras.

Promessa de ano novo: Como funcionam as produções do José de saia? Você tem uma equipe?

José de saia: Risos! O que tem são meus amigos! Quem me empresta a roupa, normalmente é quem tira a foto. A equipe é quem está disponível, quem pode me ajudar! Já foi até a minha mãe! Para montar as composições, eu exploro o guarda-roupa das minhas amigas, meninas comuns, do cotidiano, atrás de uma peça legal e que me sirva também. Eu tenho uma estrutura de corpo que é bem diferente da maioria das meninas das quais eu pego a roupa. Quando é mais gordinha é mais fácil de servir! E claro, tem um pouco do truque. Às vezes a peça combinou muito, mas não fecha. Então vai assim mesmo e a gente tira a foto de um ângulo que não vai aparecer. Para os looks eu tento pegar um pouco do estilo da pessoa, compondo uma combinação que traduza o que a pessoa é! Às vezes eu misturo diferentes estilos também. Além disso, tento criar uma historinha por traz daquilo. E aí já é pura imaginação. Um exemplo legal disso é o Look 21: A patricinha de Penedo.  Ah! Também gosto de quanto vou ao guarda-roupa de uma amiga e ela diz que não tem nada de interessante e eu saio com muitas possibilidades. No final, elas percebem que têm um armário cheio de potencial!

Promessa de ano novo: Como é fotografar em locais públicos?

José de saia: Bom, para começar eu procuro lugares em que eu acho que não vou ser agredido. Na maioria são locais de muita concentração artística, frequentado por muitos turistas, com muita diversidade.  Acho que as pessoas acham que eu sou mais um maluco na vida! Sem contar que é o RJ, onde tem artista o tempo todo. Então quem sou eu! Adoraria fazer em qualquer lugar, mas ainda tenho receio. Também é importante que o lugar seja bonito, que tenha cenários interessantes. Ninguém nunca veio falar comigo, mas rolam muitos olhares, muito mesmo! Depois de um tempo as pessoas se acostumam. Até acho que é um processo meu, de encarar isso. Quando eu relaxo as pessoas relaxam junto comigo e daí vai.

Promessa de ano novo: E como é usar batom e salto alto?

José de saia: Usei pouca maquiagem! É meio problemático porque eu não sei me maquiar e tenho nervoso, especialmente quando mexe nos olhos. Batom até acho tranquilo. É gostoso! Dá vontade de ficar lambendo a boca! Risos! Salto alto é muito desconfortável, eu peguei um salto vermelho que me incomodava muito. Dá uma postura interessante, fico superelegante, mas nem sempre é confortável.

Promessa de ano novo: Em sua opinião, qual foi seu melhor look até hoje? Por quê?

José de saia: Gosto de todos! Mas acho que os que mais me marcam têm a ver com a história de como nasceram. Então vamos lá!

Look #21

Look#41

Look #58

O José de saia também me contou que a promessa de ano novo dele é expandir as suas redes, estar em mais lugares. Parece que tem vídeo no forno! Vou aguardar ansiosa para segui-lo em todos os lugares! Além disso, ele espera realmente conseguir levar a mensagem de se entregar à moda sem medo, sem receios, sem preconceitos. Descobrir nossos corpos e viver a vida, feliz, com seu estilo!

Eu preparei um look para mandar para o José de saia!

look

E estou doida para ver qual será a interpretação dele. Se você também quiser participar desse projeto, entre em contato com o Ju. Além de ter a sorte de conhecer a pessoa adorável que ele é, você ainda pode ter seu look publicado por ele. #adoro

E para fechar esse post, conheça alguns perfis que inspiram meu amigo (e que é verdadeiramente inspirador!).

@loo_ana: Lu Nascimento é uma blogueira de moda negra, trabalha muito com o contraste a partir da cor da própria pele. É um trabalho não só de moda, mas também de fotografia.

@mequetrefismo: um perfil na linha dos blogueiros negros e da valorização da negritude.

@o.u.b.p: bloqueiro carioca negro, idealizador do site www.oultimoblackpower.com.br.

@shesagent: Danielle Cooper é uma mulher que veste roupa de meninos! É muito interessante porque é uma roupa que poderia ser usada por qualquer mulher ou por homens.

@dinatokyo: youtuber de Londres que é “uma estilosíssima mulçumana”. O marido dela também é super estiloso.

@mourajo: pioneira da ideia de armário cápsula no Brasil! O José de saia destacou a interação dela com o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.